InfoAjuda

Enunciado Banco de Dados - Competência 2

Enunciado Banco de Dados - Competência 2
« Online: Outubro 19, 2017, 02:29:51 pm »
Caderno da disciplina disponível em: https://drive.google.com/file/d/0Bycq8F0YWsDAZV85S1Jod1FLQ3M/view


Atividade semanal 2
Estimados alunos,

Devido ao feriado que tivemos no dia 26/05/2016 (Corpus Christis) e a necessidade de realizar a Atividade Presencial para dar sequência na Atividade Semanal, estamos unificando as duas e separando em duas partes que deverão ser enviadas todas ao mesmo tempo.

Nesta competência, estudamos os conceitos relacionados à modelagem Entidade-Relacionamento (MER) e como transformar os dados deste modelo para o modelo relacional que, de fato, será implantado no nosso SGBD MySQL. Semelhante à forma como foi apresentada na vídeo-aula, nesta atividade, você deve construir um modelo entidade-relacionamento utilizando a ferramenta MySQL Workbench.

Objetivo

A partir de um minimundo, criar um modelo entidade-relacionamento e em seguida transformá-lo em um modelo relacional utilizando a ferramenta MySQL Workbench.

Como essa atividade deverá ser realizada:

 Parte 1:

Assistir a vídeo aula da competência 02 (https://www.youtube.com/watch?v=fNaTQ2ZWxaY) e ler o capítulo desta competência.
Construir o diagrama entidade-relacionamento para o minimundo de uma Biblioteca (o minimundo segue abaixo das orientações).
Para construção do modelo, devem ser identificadas as entidades que fazem parte do minimundo Biblioteca.
Também é necessário identificar como estas entidades podem se relacionar e qual a cardinalidade máxima e mínima destes relacionamentos.
Cada entidade identificada deverá conter uma lista de atributos. Caso exista, fornecer também atributos para os relacionamentos.
O diagrama pode ser desenhado à mão ou também utilizando alguma ferramenta CASE (BrModelo, MS Word, MS PowerPoint). BrModelo é o mais prático dos três.
Minimundo: A biblioteca dispõe de livros, também denominados títulos. Estes possuem nome, autores e editoras. Cada título pertence a uma área de conhecimento e possui um código único de identificação. Cada título possui vários exemplares. Cada exemplar possui um código único de identificação. Cada título pode ter vários autores e um mesmo autor pode ter escrito vários títulos. Um autor possui código, nome, telefone e endereço. As editoras possuem código, nome, telefone e endereço. As áreas de conhecimento possuem código e uma descrição. Usuários, que podem ser alunos, professores ou funcionários, tomam livros emprestados por uma semana. A data de empréstimo é importante no processo. Cada usuário possui um código, nome, telefone e endereço. Cada título possui várias palavras-chave e uma palavra-chave pode estar ligada a vários títulos. Uma palavra-chave possui código e descrição.

Parte 2:

Utilizando o MySQL Workbench, construir o modelo relacional para o diagrama entidade-relacionamento da Biblioteca construindo na Parte 1 desta atividade. Lembrando que, para os relacionamentos do tipo N:N, deve ser criada uma nova entidade.
Fornecer o tipo de dado mais adequado para cada um dos atributos listado nas entidades.
Salvar o modelo no formato mwb (Workbench) e exportar o modelo para PNG (figura).
A atividade pode ser elaborada em dupla.
O nome do arquivo deve ser o nome da dupla, compacte os arquivos (MWB e PNG) em um único arquivo no formato .rar ou .zip e poste no ambiente (Exemplo: JoseSouzaMariaGomes.zip).
ATENÇÃO:

Em caso de Dúvida, consulte o ambiente virtual para saná-las o mais rápido possível.
Salve o resultado com o primeiro e segundo nome da dupla.
Ambos os integrantes da dupla devem publicar o arquivo de forma individual.
As duplas NÃO podem ser formadas por integrantes de polos diferentes, mas de horários diferentes do mesmo polo sim.
O limite para o tamanho do arquivo é de 5Mb.
Não utilize caracteres especiais no nome do arquivo, como acentos e sobrescrito.